Achocolatado é menos nutritivo que o cacau em pó

Olá, pessoal.

Desde pequenos somos habituados a tomar aquele leite quentinho com achocolatado que nossa mãe faz. Aliás, parece que o dela tem muito mais sabor! Mesmo sendo deliciosa, a mistura se transforma em um grande vilão para a nossa saúde.

O que muitas pessoas, talvez, não saibam é que o achocolatado possui excesso de açúcar. Quem já reparou na quantidade de açúcar que se deposita no final do copo, assim que o leite termina? É, esse tipo de chocolate é muito calórico devido os seus acompanhamentos como açúcar e gordura.

O cacau em pó é um dos melhores tipos de chocolate para ser consumido. Quanto maior a concentração de cacau, mais amargo e mais rico em nutrientes. Sem contar que possui uma poderosíssima ação antioxidante; ajuda a prevenir o câncer e a elevar os níveis de serotonina e dopamina, hormônios que estimulam a sensação de bem-estar. Veja mais sobre as diferenças entre os dois tipos AQUI.

Classificação do chocolate:

– cacau em pó: 100%

– extra amargo: 75 a 85% de cacau

– amargo: 50 a 75% de cacau

– meio amargo: 35 a 50%

– ao leite: menos de 35% de cacau

A grande maioria costuma confundir produtos light e diet. Às vezes, acabam tomando determinado chocolate por pensar que contribuirá mais para a sua saúde.

O chocolate DIET é indicado para indivíduos com exigências físicas ou que sofrem de doenças específicas, por exemplo o diabetes. Sendo assim, o produto não possui nutrientes como açúcar, gordura, proteína e sódio. Já o chocolate LIGHT tem, no mínimo, 25% de redução de algum nutriente, podendo ser esse açúcar.

O chocolate faz bem para a saúde, mas lembre-se, consuma-o moderadamente.