Apresentação
Granel
Objetivo As propriedades e benefícios do cajueiro se concentram principalmente nas castanhas-de-caju, que são boas fontes de energia, carboidratos, açúcares, proteínas, gorduras, fibras alimentares, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, zinco, manganês, magnésio, ferro, fósforo, fibras, potássio e inúmeros outros nutrientes e substâncias químicas. O manganês e magnésio ajudam na formação de tecido e células e o magnésio reduz a pressão arterial.
Informações sobre o produto
O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil que, embora tenha como centro de dispersão o litoral nordestino, encontra-se espalhada por quase todo o território nacional, além de países da África e da Ásia. Apesar de ser encontrado praticamente em todos os estados brasileiros, adapta-se melhor às condições ecológicas do litoral do Nordeste. Estima-se que a cultura do caju ocupe, no mínimo, 1,5 milhões de hectares de terras em todo o mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de castanha de cajú, sendo também significativas as plantações do Vietnã, Índia, Nigéria e Indonésia. A Castanha de Caju destaca-se como o principal produto da cajucultura no Brasil, ocupando o segundo lugar na pauta de exportação do Estado do Ceará, sendo sua produção destinada principalmente à exportação.
Propriedades
- Aumenta o metabolismo. - Fonte de vitaminas do complexo B. - Contem gordura monoinsaturados (ácidos graxos e oleicos). - Reduzem nível alto de colesterol. - Aumenta a musculatura (altamente proteico - 25 % em media). - Ajuda no funcionamento da tireoide (rico em selênio). - Regula o metabolismo de carboidrato. - Auxilia no tratamento de celulite e gordura localizada (magnésio). - Melhora a saúde mental. - Antioxidante, combate e previne tumores (vitamina E). - Previne envelhecimento precoce.
Ação Terapêutica
A castanha de caju fornece grande quantidade de energia, promove balanço equilibrado entre carboidrato e lipídio, além da proteína de alto valor biológico em sua composição. Os lipídeos, apesar de alta concentração, por ter ácidos graxos essenciais, ajudam a regularizar o colesterol dos níveis sanguíneos, tem vitaminas e minerais capazes de eliminar os radicais livres e desintoxicar o organismo, ou seja, diminui risco de doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, diabetes tipo 2, cálculos biliares e resistência à insulina, entre outras. Além disso, a inclusão de nozes na dieta habitual, não está associada a um ganho de peso.
Conservação
Conservar em local seco e arejado, temperatura máxima 25°C não expor o produto ao calor nem a raios solares.
Sugestão
Três castanhas de caju por dia são suficientes para abastecer seu organismo com todos os nutrientes. Geralmente é consumida como aperitivo associado ao consumo de bebidas alcoólicas ou como lanche.
Contra Indicação
Não é indicado para crianças menores de 5 anos por apresentar características alergênicas. Algumas pessoas são alérgicas à castanha-de-caju, contudo, tais castanhas costumam ser menos alérgicas em comparação com outros tipos de nozes e amendoins. As cascas das castanhas possuem urushiol, que em altos níveis podem causar uma erupção cutânea alérgica em contato com a pele conhecida como dermatite de contato induzida por urushiol.